Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2012

Referendo e mentiras estatísticas

Imagem
Um ditado popular diz que existem as mentiras, as grandes mentiras, as mentiras imensas e as estatísticas. É famosa, por exemplo, a anedota que diz que certo sujeito morreu afogado em um lago com profundidade média de 20 cm (só que, na parte em que ele escolheu nadar, o lago tinha 5 metros)... Existe um plebiscito na internet requerendo um referendo popular para tornar o Brasil, oficialmente, um país cristão. Referendo, para quem não sabe, é um instrumento constitucional, regulamentado pela Lei n.º 9.709/98, como forma da população retificar uma norma. Se aprovado, o referendo modificaria o Art. 19 da Constituição Federal, em seu Inciso I, que diz que é vedado ao Estado
estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
Ou seja, acabaria com a laicidade do Estado brasileiro, garantindo que, em quaisquer decisõ…

Plantas também evoluem?

Imagem
Tá bom, eu confesso: adoro internet. Ela é realmente uma fonte inesgotável de conhecimento e de diversão; mas é também uma ótima forma de comunicação. Apenas dessa forma pude, por exemplo, falar com o Leandro Bruck, meu amigão dos tempos do 2º Grau no Elisa Valls e que agora mora na Grande Porto Alegre. Hoje pela manhã, postei uma imagem do Darwin com os dizeres: “Então você refuta a Teoria da Evolução? Conte-me sobre todos os livros sobre o assunto que você leu, todos os debates que participou, todos os artigos científicos publicados e sobre o “método científico” que você anda usando!” Tá certo, fui um pouco provocativo, reconheço, mas às vezes não resisto. Hoje à noite, o Leandro me mandou a seguinte mensagem em resposta:
Completamente a favor, mas acho que ela está incompleta ou foi oculta alguma informação, pois segundo ele, existiria uma evolução continua e ininterrupta, com relação aos seres animais, mas porém, podemos constatar a mesma evolução também nos seres ou mundos mine…