Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2012

Estou pensando em trocar de religião

Imagem
Pessoal, depois de ver este vídeo fui iluminado, minha vida realmente foi abalada; será que estou errado há tanto tempo? Será que o Monstro de Espaguete Voador é uma fraude? Ou será que ele é um emissário do mal? O fato é que estou pensando realmente em me converter para a Religião do Regador. Assista o vídeo:

Controvérsias falaciosas

Imagem
Como parte de pesquisa bibliográfica para um projeto de pesquisa em que estou trabalhando, li o artigo Ciência e Religião: uma reflexão acerca de sua abordagem na escola, de Staub, Strieder e Malacarne (2010), apresentado no II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O trabalho versa sobre o ensino de ciências e faz considerações sobre o ensino da religião nas aulas de ciências, sobre o ‘ensinar a controvérsia’. Sua leitura me trouxe sérias reflexões sobre o embate ciência x religião no ensino, reforçando meus pontos de vista através de seus argumentos em contrário aos meus, de que ciência, em escola pública, deve ser ensinada como ciência, e que como estado laico preceituado pela Constituição (Art. 5º, Inc. VI; Art. 19, Inc I), o ensino de visões religiosas não pode ser aceito em escolas públicas, mormente nas aulas de ciências. O texto, em primeiro lugar, deixa a desejar por sua baixa qualidade argumentativa, dados eq…

Born to be wild

Imagem
Ontem, pela primeira vez depois que me separei, saí na noite . Estive nos últimos sete meses enclausurado na rotina trabalho-faculdade-casa ou trabalho-casa, agora que estamos em férias. Cheguei a pensar, confesso, em fazer uma tonsura e passar o resto da vida tentando transcrever a mensagem de Ataxerxes para os demais mortais. Aliás, para aqueles poucos que acompanham este blog e não compreenderam a suspensão das postagens, estas deram-se por esta pedra drummondiana que estava no caminho; estava resolvendo a vida antes de resolver que bobagens escrever. Como qualquer separação, a minha não deu-se sem dor (ainda mais quando ela pegou o rolo de macarrão), mas os quase 19 anos de união por fim terminaram. Somos bons amigos e até nos ajudamos mutuamente (ela, por exemplo, afirma estar ansiosa para ajudar gastar meu dinheiro da pensão). Hoje, sou um homem solteiro (ainda não no papel, mas já na ação), com tudo de bom que isso acarreta, principalmente poder roncar sem receber cutucadas nas cos…

Star Wars

Imagem
Resenha crítica escrita para a disciplina de  História e Filosofia da Educação,  2º Semestre da Licenciatura em Ciências da Natureza Unipampa Uruguaiana.
Campbell, em seu famoso O Herói das Mil Faces (1992), nos fala sobre o monomito, ou seja, sobre os paralelos entre os mitos heróicos e religiosos de todos os tempos e lugares. Segundo o estudioso, os mitos seguem um padrão estrutural conhecido como “A Jornada do Herói”, que compreende 12 passos, abaixo descritos: 1.Mundo Comum: O mundo normal do herói antes da história começar. 2.O Chamado da Aventura: Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura. 3.Reticência do Herói ou Recusa do Chamado: O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo. 4.Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural: O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura. 5.Cruzamento do Primeiro Portal: O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico. 6.Provações…