Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2012

Homem primata

Imagem
Na segunda passada (23/4), em conclusão à aula da qual participei como monitor da disciplina Universo em Evolução e Evolução da Vida na Terra no dia 9/4 (aqui relatada), assisti junto à turma do 1º semestre de Ciências da Natureza ao vídeo “O Que Darwin Não Sabia”, da BBC.  Após o vídeo, uma colega me fez um questionamento sobre a evolução humana. Não foi a primeira vez que ouvi a pergunta e, desta forma, explico aqui, resumidamente, o que sei sobre o assunto, visando explica-la a outros que também a tenham e quem sabe dar minha modesta colaboração para o entendimento desta tão pouco compreendida – mas mesmo assim tão debatida – Teoria da Evolução. A indagação é, nas palavras de minha colega: Se evoluímos do macaco, então por que nós paramos de evoluir? O macaco um dia vai se transformar em ser humano? Em primeiro lugar, se você não sabe o que é, basicamente, a Teoria da Evolução, sugiro que comece por O Capelão do Diabo e as moscas sem asas, neste blog. Mas prossigamos, dividindo a …

Em defesa de Richard e dos alunos discriminados

Imagem
Quinta-feira da semana passada (19/4), tive o privilégio de ouvir duas falas do professor Attico Chassot, uma no Rodas de Conversa Intercampi, outra na Aula Magna. Um dos mais importantes educadores do país, Chassot é formado em Química, mestre e doutor em Educação, tem mais de 60 artigos e 15 livros publicados. Mas além de ouvi-lo falar, ainda tive o prazer de conversar com o professor, e constatar sua grandiosidade ao aceitar ouvir os argumentos desse ‘aluno impertinente’, que ousou discordar de um monstro sagrado como ele. Ele me ouviu com toda sua calma e simpatia, lembrando um avô que ouve pacientemente as razões do neto antes de apresentar as suas e, quando as mostra, o faz sem ranço ou desprazer, mas com sabedoria (que o Mestre Chassot tem de sobra) e argumentos muito bem embasados. Sobre o que versava nossa conversa? Sobre a militância ateísta de Richard Dawkins e suas constantes afrontas às religiões, tema sobre o qual ele se manifestou em suas falas. Ouvi-o e pensei muito no qu…

Documentário sobre darwinismo

Imagem
Pessoal, para quem quer saber mais sobre a evolução da Teoria da Evolução (peço perdão pela repetição, "bis repetita non placet"), mas é isso mesmo; como Darwin chegou à teoria, como ela era vista, como quase foi abandonada pelo meio científico, e como a síntese lhe deu nova vida e permitiu chegar ao Século XXI como uma das mais fortes (devido a seu embasamento em evidências) teorias da ciência em todos os tempos. O nome do documentário é "O que Darwin não sabia" (What Darwin Didn't Know), é da BBC e está legendado em português europeu. Por ser muito extenso (1h28min), o documentário foi dividido em nove partes.
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9 (final)

É preciso evolução!

Imagem
Desde há muito tenho acompanhado o embate criacionistas x evolucionistas na nação mais rica do mundo. Lá, o lobby dos grupos fundamentalistas religiosos se confunde com a direita política, que tem voto de boa parte da população, especialmente entre a fatia denominada WASP (White, Anglo-Saxan and Protestant, ou branco, anglo-saxão e protestante em bom português). “Coisa de grigo”, sempre pensei, desdenhoso, maravilhado com meu Brasil, onde impera o sincretismo que, se não incentiva, ao menos não fica no caminho da boa ciência, mormente depois da redemocratização ocorrida em 1985 (antes, ou você era cristão ou um pária na escola). Recentes fatos, dentre os quais o assustador crescimento do fundamentalismo religioso tem mudado essa cena. A exemplo dos protestantes estadunidenses, os nossos têm mostrado suas garras elegendo deputados com o único fim de defender interesses religiosos na Câmara, chegando ao cúmulo de promover cultos no plenário, jogando no lixo os artigos 5º, Inc. VI e 19, …

Homenagem à Semana Santa

Imagem

DESIGN INTELIGENTE: EVOLUCIONISMO ou CRIACIONISMO?

Imagem
Retirado, sob autorização, do Blog do Mestre Chassot.


Design inteligente (Desenho Inteligenteou Projeto Inteligente, em inglêsIntelligent Design) propõe que "certas características do universo e dos seres vivos são mais bem explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não-direcionado como a seleção natural"; e que"é possível a inferência inequívoca de projeto sem que se façam necessários conhecimentos sobre o projetista, seus objetivos ou sobre os métodos por esse empregados na execução do projeto" (Wikipédia).
primeira cena: A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que figura no teto da Capela Sistina. Representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão. A segunda é uma releitura da primeira, iluminada por proposta da ‘criação como obra de um projetista’;
Em um dia da envolvente semana que passou, recebi a seguinte chamada no Facebook: "Boa noite A…