Homossexual ISMO ou IDADE??

Essa semana tive uma discussão acirrada na faculdade; fui usar um argumento sobre a importância da biologia e usei o termo homossexualismo. Pronto, foi a deixa para ser patrulhado! Insinuações de homofobia e de machismo, além de me chamarem de retrógrado quando afirmei que as palavras são sinônimos.
O debate não é novo para mim; na verdade já o tive diversas vezes mas em geral com o outro lado, em geral religiosos fundamentalistas que defendem que o correto é homossexualismo, jamais homossexualidade. Para estes afirmo a mesma coisa: os termos são sinônimos e não, nenhum dos dois indica que a pessoa está doente.
Mas afinal, o correto sou eu, os militantes LGBT ou os fundamentalistas religiosos? Decidi me aprofundar no tema. Primeiro consultei o Aurelião1:

Homossexualidade (cs) [De homossexual + -(i)dade.] Substantivo feminino.
1.Caráter de homossexual; homossexualismo, inversão. [Antôn.: heterossexualidade.]

Homossexualismo (cs) [De homossexual + -ismo.] Substantivo masculino.
1.Prática do comportamento homossexual.
2.V. homossexualidade.

Sei que tais termos, entretanto, geram muita polêmica, daí decidi seguir procurando, desta vez usando o google, onde digitei “homossexualismo ou homossexualidade gramática”. Logo achei o blog Sobre Palavras2, onde o autor, jornalista e escritor consagrado, é categórico sem defender qualquer um dos lados: o debate é político, “o fato é que as duas palavras estão no dicionário. O resto é com você.”
Logo me dei conta de que o blog é abrigado pela Veja, veículo de comunicação visto com grande reserva (para dizer o mínimo) pelos movimentos sociais, então decidi continuar procurando; achei o Recanto das Letras3.
Este esclarece que não existem bases linguísticas que deem mais lógica a um dos usos. Tanto homossexualismo como homossexualidade, à luz das “regras” gramaticais, são equivalentes, embora ao final aconselhe o uso do segundo termo por respeito à militância.
Em seguida, o mesmo google me direcionou para o blog do professor Naziazeno (de Letras), voltado à redação e gramática. Para minha surpresa, o blogueiro, no texto acessado, se declara homossexual, batendo fortemente (e justificadamente em minha opinião) nos que se opõem à prática do homossexualismo, mas, pasmem! Usa igualmente os termos homossexualismo e homossexualidade como sinônimos, a exemplo do trecho:

Ser homossexual não é crime. Nenhuma lei no Brasil condena o homossexualismo. Crime é discriminar os gays, lésbicas e travestis. Homossexualidade não é doença e todas as Ciências garantem que é normal ser homossexual.

Ponto para o professor, e ponto duplo em minha opinião, combateu o preconceito sem a necessidade de recorrer a subterfúgios ou ao patrulhamento, ainda de quebra usando a ciência para provar seu ponto!
Qual a lições tiro disso tudo? Em primeiro lugar que a militância fanática de ambos os lados está errada e tentando fazer valer seu ponto de vista “na marra”; depois, que o patrulhamento ideológico somente afasta as pessoas, não passei a ser homofóbico depois do patrulhamento, mas com certeza junto a pessoas com uma tolerância tão baixa à discordância jamais irei me unir para tentar mudar a situação; vou seguir lutando para que esta mude e os homossexuais sejam plenamente aceitos em nossa sociedade, mas bem longe desse tipo de militante! Por último, que homossexualismo e homossexualidade são ambos gramaticalmente corretos e que você pode usar qualquer um dos termos sem medo de errar o português; só não esqueça que ISMO ou DADE se você considerar qualquer um dos dois doença, além de não entender nada de ciência ou medicina, você ainda é um completo imbecil.

__________________________
1 - Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 3ª. edição, 1ª. impressão da Editora Positivo, revista e atualizada do Aurélio Século XXI, O Dicionário da Língua Portuguesa, contendo 435 mil verbetes, locuções e definições. ©2004 by Regis Ltda.
2 - http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/homossexualismo-ou-homossexualidade/
3 - http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/4408012

4 - http://blogdotionaza.blogspot.com.br/2011/11/ser-homessexual-nao-e-crime.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus fez só XX e XY?

Pequeno dicionário prisional

“Vai estudar”, ou o que dizer quando você não tem mais argumentos