De búque is on de têibol

Buenas, gurizada!!!!!
Como muita gente sabe (os que ainda não sabiam ficam sabendo agora) estou nos Estados Unidos como bolsista do Ciências sem Fronteiras.
Nesses primeiros meses estou em um curso intensivo de inglês que, confesso, não está fácil!!!! Ainda mais para mim, que cheguei aqui em agosto falando pouco mais do que “de búque is on de têibol” (e assim mesmo, nada de “the book is on the table”), e que apanhei um bocado no aeroporto como vocês podem ler em uma crônica anterior.
Assim, tenho estudado um bocado para tentar aprender a língua de Shakespere e da Pink e, ao contrário do que pretendia, tenho deixado meu blog de lado...
Mas hoje tive uma ideia, que tal juntar o útil ao agradável? Assim, vou começar, a partir de hoje, a dividir com vocês meu aprendizado, tanto como forma de ajudar quem, como eu, não sabia nem dizer direito que o livro está sobre a mesa, quanto para quem quer relembrar ou ampliar seus conhecimentos.
Sei que tem muitos blogs por aí que ensinam (e com grande competência) o idioma, e que sou um a mais; qual meu diferencial??? Também não sei nada, mas estou aprendendo com professores qualificados (prrofessorres amerricanos, como diz aquela propaganda famosa...). Além disso, tenho que confessar, há o interesse egoísta de aprender enquanto ensino, pois enquanto estou postando isso, estou revendo as matérias dadas em aula. 
Então, se você quer empreender essa jornada comigo, acompanhe meus posts a partir de hoje.
Assim, vamos começar pelo mais básico, pelo ABC (literalmente).
Vou usar em meus posts (como muitos livros usam) o alfabeto fonético internacional para representar os sons quando isso for necessário.
Abaixo a simbologia:
Consoantes
p
pen /pen/
s
see /si:/
b
bad /bæd/
z
zoo /zu:/
t
tea /ti:/
ʃ
shoe /ʃu:/
d
did /did/
ʒ
vision /’viʒn/
k
cat /kæt/
h
hat /hæt/
g
get /get/
m
man /mæn/
ʧ
chain /ʧein/
n
now /naʊ/
ʤ
jamæm/
sing /siŋ/
f
fall /fə:l/
l
leg /leg/
v
van /væn/
r
red /red/
ɵ
thinin/
j
yes /jes/
then /ðem/
w
wet /wet/
Vogais e ditongos
i:
See /si:/
ʌ
Cup /kʌp/
i
Happy /‘hæpi/
ɜ:
Fur /fɜ:r/
i
Sit /sit/
ə
About /ə’baʊt/
e
ten /ten/
ei
Say /ei/
Cat /kæt/
Go /goʊ/
ɑ
Hot /hɑt/
ai
Five /faiv
ʋ
Long /lʋŋ/
ɔi
Join /ʤɔin/
ɑ:
Bath /bɑ:ɵ/
Now /naʊ/
ɔ:
Saw /sɔ:/
iə
Near /niər/
ʊ
Put /pʊt/
Hair /heər/
u
Actual /’ætʃuəl/
ʊə
Purê /pʊər/
u:
Too /tu:/



Uma boa dica para praticar a fonética é o site fənɛtiks, que traz a fonética das letras em inglês. Outra dica é usar o google translator (clique aqui para saber como eu faço).
O alfabeto inglês é composto de 5 vogais e 21 consoantes, totalizando 26 letras. São elas:
Letra (letter)
Pronúncia (letter name)
Letra (letter)
Pronúncia (letter name)
Letra (letter)
Pronúncia (letter name)
A
B
C
D
E
F
G
H
I
ei /eɪ/
bi /biː/
ci /siː/
di /dɪ/
i /iː/
ef /ɛf/
gee /dʒiː/
aitch /eːtʃ/
ai /aɪ/
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
jay /dʒeɪ/
kay /keɪ/
el /ɛl/
em /ɛm/
en /ɛn/
ou /oʊ/
pi/piː/
qiu /kjuː/
ar /ɑr/
S
T
U
V
W

X
Y
Z
es /ɛs/
ti /tiː/
iu /juː/
vi /viː/
dabliu /ˈdʌbəl juː/
eks /ɛks/
wai /waɪ/
zi /zɛd/

Para aprender mais fácil, que tal cantar?

Vale lembrar que o que apresento aqui não substitui um bom curso de inglês, mas ajuda quem está começando ou quem quer rever.
Bom, gurizada, hoje vou ficando por aqui, até o próximo post.

Referências:

AZAR, Betty S. Basic English Grammar. White Plains: Azar Associates, 2006.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer college dicionary. Springfield: Merriam-Webster, 2007.
MOJSIN, Lisa. Mastering the American accent. Hauppauge: Barron’s Educational Series, Inc., 1999.
UNIVERSITY OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar para estudantes brasileiros de inglês. Oxford: Oxford University Press, 2011.
GOOGLE. Google Translate. Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put. Acesso em 30/10/2013.
GOOGLE. Youtube. Disponível em http://www.youtube.com/. Acesso em 30/10/2013.
UNIVERSITY OF IOWA. fənɛtiks. Disponível em http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/#. Acesso em 30/10/2013.
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org. Acesso em 30/10/2013.
Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na Universidade Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus fez só XX e XY?

Pequeno dicionário prisional

“Vai estudar”, ou o que dizer quando você não tem mais argumentos