De búque is on de têibol
Buenas,
gurizada!!!!!
Como muita
gente sabe (os que ainda não sabiam ficam sabendo agora) estou nos Estados
Unidos como bolsista do Ciências sem Fronteiras.
Nesses
primeiros meses estou em um curso intensivo de inglês que, confesso, não está
fácil!!!! Ainda mais para mim, que cheguei aqui em agosto falando pouco mais do
que “de búque is on de têibol” (e
assim mesmo, nada de “the book is on the
table”), e que apanhei um bocado no aeroporto como vocês podem ler em uma
crônica anterior.
Assim, tenho
estudado um bocado para tentar aprender a língua de Shakespere e da Pink e, ao
contrário do que pretendia, tenho deixado meu blog de lado...
Mas hoje tive
uma ideia, que tal juntar o útil ao agradável? Assim, vou começar, a partir de
hoje, a dividir com vocês meu aprendizado, tanto como forma de ajudar quem,
como eu, não sabia nem dizer direito que o livro está sobre a mesa, quanto para
quem quer relembrar ou ampliar seus conhecimentos.
Sei que tem
muitos blogs por aí que ensinam (e com grande competência) o idioma, e que sou
um a mais; qual meu diferencial??? Também não sei nada, mas estou aprendendo
com professores qualificados (prrofessorres amerricanos, como diz aquela
propaganda famosa...). Além disso, tenho que confessar, há o interesse egoísta
de aprender enquanto ensino, pois enquanto estou postando isso, estou revendo
as matérias dadas em aula.
Então, se você
quer empreender essa jornada comigo, acompanhe meus posts a partir de hoje.
Assim, vamos
começar pelo mais básico, pelo ABC (literalmente).
Vou usar em
meus posts (como muitos livros usam) o alfabeto fonético internacional para
representar os sons quando isso for necessário.
Abaixo a
simbologia:
Consoantes
|
|||
p
|
pen /pen/
|
s
|
see /si:/
|
b
|
bad /bæd/
|
z
|
zoo /zu:/
|
t
|
tea /ti:/
|
ʃ
|
shoe /ʃu:/
|
d
|
did /did/
|
ʒ
|
vision /’viʒn/
|
k
|
cat /kæt/
|
h
|
hat /hæt/
|
g
|
get /get/
|
m
|
man /mæn/
|
ʧ
|
chain /ʧein/
|
n
|
now /naʊ/
|
ʤ
|
jam /ʤæm/
|
||
f
|
fall /fə:l/
|
l
|
leg /leg/
|
v
|
van /væn/
|
r
|
red /red/
|
ɵ
|
thin /ɵin/
|
j
|
yes /jes/
|
then /ðem/
|
w
|
wet /wet/
|
|
Vogais e ditongos
|
|||
i:
|
See /si:/
|
ʌ
|
Cup /kʌp/
|
i
|
Happy /‘hæpi/
|
ɜ:
|
Fur /fɜ:r/
|
i
|
Sit /sit/
|
ə
|
About /ə’baʊt/
|
e
|
ten /ten/
|
ei
|
Say /ei/
|
Cat /kæt/
|
oʊ
|
Go /goʊ/
|
|
ɑ
|
Hot /hɑt/
|
ai
|
Five /faiv
|
ʋ
|
Long /lʋŋ/
|
ɔi
|
Join /ʤɔin/
|
ɑ:
|
Bath /bɑ:ɵ/
|
aʊ
|
Now /naʊ/
|
ɔ:
|
Saw /sɔ:/
|
iə
|
Near /niər/
|
ʊ
|
Put /pʊt/
|
eə
|
Hair /heər/
|
u
|
Actual
/’ætʃuəl/
|
ʊə
|
Purê /pʊər/
|
u:
|
Too /tu:/
|
Uma boa dica
para praticar a fonética é o site fənɛtiks, que traz a fonética das letras em inglês. Outra dica é
usar o google translator (clique aqui para saber como eu faço).
O alfabeto
inglês é composto de 5 vogais e 21 consoantes, totalizando 26 letras. São elas:
Letra (letter)
|
Pronúncia (letter name)
|
Letra (letter)
|
Pronúncia (letter name)
|
Letra (letter)
|
Pronúncia (letter name)
|
A
B
C
D
E
F
G
H
I
|
ei /eɪ/
bi /biː/
ci /siː/
di /dɪ/
i /iː/
ef /ɛf/
gee /dʒiː/
aitch
/eːtʃ/
ai /aɪ/
|
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
|
jay /dʒeɪ/
kay /keɪ/
el /ɛl/
em /ɛm/
en /ɛn/
ou /oʊ/
pi/piː/
qiu /kjuː/
ar /ɑr/
|
S
T
U
V
W
X
Y
Z
|
es /ɛs/
ti /tiː/
iu /juː/
vi /viː/
dabliu /ˈdʌbəl juː/
eks /ɛks/
wai /waɪ/
zi /zɛd/
|
Para aprender
mais fácil, que tal cantar?
Vale lembrar que o que apresento aqui não substitui um bom curso de inglês, mas ajuda quem está começando ou quem quer rever.
Bom, gurizada, hoje vou ficando por aqui, até o próximo post.
Bom, gurizada, hoje vou ficando por aqui, até o próximo post.
Referências:
AZAR, Betty S. Basic English Grammar. White Plains:
Azar Associates, 2006.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer
college dicionary. Springfield: Merriam-Webster, 2007.
MOJSIN, Lisa. Mastering the American accent. Hauppauge:
Barron’s Educational Series, Inc., 1999.
UNIVERSITY OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar para estudantes brasileiros
de inglês. Oxford: Oxford University Press, 2011.
GOOGLE. Google Translate. Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put.
Acesso em 30/10/2013.
GOOGLE. Youtube. Disponível em http://www.youtube.com/. Acesso em 30/10/2013.
UNIVERSITY OF IOWA. fənɛtiks. Disponível em http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/#. Acesso em 30/10/2013.
UNIVERSITY OF IOWA. fənɛtiks. Disponível em http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/#. Acesso em 30/10/2013.
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org. Acesso em 30/10/2013.
Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na
Universidade Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.
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