De búque is on de têibol – Conjugação de verbos regulares
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Próxima aula: Conjugação de verbos
irregulares
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A wikipedia nos
ensina que
verbo é a palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado
ou fenômeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito
ao predicado. Mas o verbo é identificado principalmente por ser a classe de palavras
que mais admitem flexões (em número, pessoa, modo, tempo e voz), dependendo do idioma.
Assim, resumindo,
tudo que denotar uma ação (andar, voar, comer, dormir, ler, estudar...), uma emoção
(amar, odiar, gostar...) ou um fenômeno da natureza (nevar, chover, ventar...) é
um verbo.
Hoje vamos falar
das conjugações simples dos verbos regulares em inglês, o presente simples (simple
present), o passado simples (simple past) e o futuro simples (future). Na
próxima aula falaremos sobre os verbos irregulares e em uma aula futura falaremos
sobre outros tempos mais complexos.
A conjugação
básica em inglês é muito fácil, embora, como no português, existam verbos
regulares e irregulares. Mas se nos regulares temos três conjugações possíveis
no português (ar, er, ir, dependendo do final do verbo no infinitivo) e uma
conjugação para cada uma das seis pessoas, no inglês só existe uma conjugação
para os verbos regulares, não importando qual seja. A única variação é na
segunda pessoa do singular (he-she-it).
Vamos primeiro
onde não se altera, vamos pegar um verbo regular como to study (estudar).
Essa postagem ficou um pouco extensa, por isso está dividida em partes que podem ser estudadas separadamente.
Presente
Bom, passando
para os verbos propriamente ditos
Em todas as
pessoas, exceto na segunda do singular, o verbo é a mesma palavra do
infinitivo:
Conjugation
|
Translation
|
I studyX
|
Eu estudo
|
You study
|
Você estuda / tu estudas
|
We study
|
Nós estudamos
|
You study
|
Vocês estudam
|
They study
|
Eles estudam
|
E a segunda
pessoa do singular? Bom, é um pouquinho diferente, mas bem simples também. A
segunda pessoa do singular, no presente dos verbos regulares sempre termina em
“es” se o verbo no infinitivo termina em s, ss, sh, x ou ch; se o verbo termina
em y, trocasse-o por “ies”; em todos os outros casos, é só acrescentar “s” ao
infinitivo. Quer coisa mais simples?
Olha só, no
nosso exemplo, study termina em y, então, o que diz a regra? Troca-se o “y” por
“ies” então na terceira pessoa do singular (he-she-it), o verbo passa a ser
studies. Dessa forma, a conjugação completa de to study passa a ser:
Conjugation
|
Translation
|
I studyX
|
Eu estudo
|
You study
|
Você estuda / tu estudas
|
He studies
|
Ele estuda
|
She studies
|
Ela estuda
|
It studies
|
Isso estuda
|
We study
|
Nós estudamos
|
You study
|
Vocês estudam
|
They study
|
Eles estudam
|
Vamos
experimentar um terminado em s, ss, sh, x ou ch (quando temos que acrescentar
es)? Que tal push?
Conjugation
|
Translation
|
I pushX
|
Eu empurro
|
You push
|
Você empura
|
He pushes
|
Ele empurra
|
She pushes
|
Ela empurra
|
It pushes
|
Isso empurra
|
We push
|
Nós empurramos
|
You push
|
Vocês empurram
|
They push
|
Eles empurram
|
Em todos os
outros casos, basta acrescentar o “s” e está pronto, por exemplo em “to look”:
Conjugation
|
Translation
|
I lookX
|
Eu olho
|
You look
|
Você olha
|
He looks
|
Ele olha
|
She looks
|
Ela olha
|
It looks
|
Isso olha
|
We look
|
Nós olhamos
|
You look
|
Vocês olham
|
They look
|
Eles olham
|
Passado
O passado dos
verbos regulares também é muito simples, e nesse não é alterado em qualquer uma
das pessoas, apenas depende do término do verbo no infinitivo.
Se o verbo
termina em uma vogal e uma consoante, dobra-se a consoante e acrescenta-se
“ed”. Por exemplo to fit:
Conjugation
|
Translation
|
I fittedX
|
Eu caibo
|
You fitted
|
Você cabe
|
He fitted
|
Ele cabe
|
She fitted
|
Ela cabe
|
It fitted
|
Isso cabe
|
We fitted
|
Nós cabemos
|
You fitted
|
Vocês cabem
|
They fitted
|
Eles cabem
|
Já se o verbo
termina em uma consoante + y, substitui-se o y por “ied”, como por exemplo em
to copy:
Conjugation
|
Translation
|
I copiedX
|
Eu copiei
|
You copied
|
Você copiou
|
He copied
|
Ele copiou
|
She copied
|
Ela copiou
|
It copied
|
Isso copiou
|
We copied
|
Nós copiamos
|
You copied
|
Vocês copiaram
|
They copied
|
Eles copiaram
|
Se o verbo no
infinitivo termina em “e”, basta acrescentar um “d”, como em to love:
Conjugation
|
Translation
|
I lovedX
|
Eu amei
|
You loved
|
Você amou
|
He loved
|
Ele amou
|
She loved
|
Ela amou
|
It loved
|
Isso amou
|
We loved
|
Nós amamos
|
You loved
|
Vocês amaram
|
They loved
|
Eles amaram
|
Por último, se
o verbo no infinitivo não termina com nenhuma dessas letras acima, basta
acrescentar “ed”, como no caso de look:
Conjugation
|
Translation
|
I lookedX
|
Eu olhei
|
You looked
|
Você olhou
|
He looked
|
Ele olhou
|
She looked
|
Ela olhou
|
It looked
|
Isso olhou
|
We looked
|
Nós olhamos
|
You looked
|
Vocês olharam
|
They looked
|
Eles olharam
|
Futuro
Por fim o mais
simples, o futuro, para o qual basta acrescentar a palavra “will” à frente de
qualquer verbo regular. Nosso primeiro exemplo, to study, por exemplo, no
futuro é:
Conjugation
|
Translation
|
I will studyX
|
Eu estudarei
|
You will study
|
Você estudará
|
He will study
|
Ele estudará
|
She will study
|
Ela estudará
|
It will study
|
Isso estudará
|
We will study
|
Nós estudaremos
|
You will study
|
Vocês estudarão
|
They will study
|
Eles estudarão
|
Trocando os pronomes pessoais
Agora vamos
falar novamente nos pronomes pessoais nominativos, que em português são nossos
conhecidos “eu, tu, ele, nós, vós, eles”. Existem diversos outros tipos de
pronomes, mas vamos falar deles mais adiante.
Em inglês,
como já foi dito, esses pronomes são o “I, you, he-she-it, we, you, they”. Mas
o que são afinal esses pronomes? Compreendê-los ajuda a compreender por que
eles são importantes na hora de conjugar um verbo. Parece chato? Ah, mas é uma
chatice importantíssima! Vamos lá, ânimo! Prometo que não vou me estender
desnecessariamente (eu também sou aluno, sei como isso é maçante).
Primeiro, os pronomes
são um conjunto de palavras de uma língua que podem substituir substantivos
variados, ou frases derivadas deles, na formação de sentenças. Se você está
falando de seu amigo Godofredo, por exemplo, você pode substituir a palavra
Godofredo por “ele”, se você está falando de sua turma de bebedeira, pode
substituir por “nós”, se você está reclamando das professoras da faculdade ou
da escola pode se referir como “elas” ao invés de nominá-las (ou de dar
qualificativos de baixo calão como muitas vezes os alunos fazem...).
Na escola
aprendemos que os pronomes são divididos em primeira, segunda e terceira
pessoa, mas, afinal, o que são essas “pessoas”? Essa é só a forma de definir os
“sujeitos do discurso”. Pronto! La vem as palavras difíceis! Calma, é simples:
Discurso, no caso, é só a frase que você está dizendo, escrevendo ou ouvindo.
Os sujeitos são basicamente três: primeira pessoa é aquele quem está falando,
segunda pessoa é aquele com quem você está falando, terceira pessoa é aquele de
quem você está falando.
Assim, se você
está falando de si mesmo, além de correr o risco de parecer egocêntrico, você
está usando a primeira pessoa, “eu”, como por exemplo quando você diz “eu estou
aprendendo inglês em um blog”.
Você está
falando com alguém, vamos supor que esse é seu amigo Godofredo. Quando você
pergunta a ele: “Você entendeu?”, você está usando a segunda pessoa.
Já quando você
chega naquela parte em que elogia o dono do blog e autor dos textos, dizendo
“ele é genial”, você está usando a terceira pessoa.
Deu para
entender? Simples, né? Mas espere! Ainda faltam três pronomes! Bom, é por que
até agora usamos os pronomes de primeira, segunda e terceira pessoa do
singular; mas eles também existem no plural, “nós” na primeira pessoa, pois
isso inclui você, que está falando, “vós”, que convenhamos ninguém usa, vamos
substituir por “vocês”, as pessoas para quem você está falando, e “eles” ou
“elas”, as pessoas de quem se está falando.
Interessante
notar, também, que a primeira e a segunda pessoa do singular não podem ser
substituídas. Se você se chama Pafúncio, e vai se referir a si mesmo pelo nome,
a não ser que seja um personagem caricato de história em quadrinhos, ou seja,
você não vai dizer “Pafúncio está lendo”, vai dizer “eu estou lendo”. Da mesma
forma, se você está falando com Godofredo, não vai se referir a seu nome e
dizer “Godofredo está lendo?”, vai perguntar “você (tu) está (estás) lendo?”. Já
as outras pessoas podem ser substituídas, e isso é importante lembrar na hora
da conjugação. Se você está falando de você mesmo e de sua amiga Zigfrida, você
pode dizer que “Zigfrida e eu estamos estudando” (nós). Se você se referir a
ela para outra pessoa, pode dizer que “Zigfrida está sentada” (ela). Se você
está conversando com Zigfrida e Godofredo, você pode dizer para ela “você e
Godofredo querem relaxar?” (vocês), e se você estiver falando de seus
professores, pode dizer que “Aristides, Maricota e Gomides são ótimos
professores” (eles).
Bobagem?
Parece, mas muita gente se perde na hora da conjugação por não se dar conta
dessa troca.
Assim, em
inglês é importante cuidar qual a pessoa da frase. Se você diz “Peter study”, por exemplo,
estará errado. Por quê? Vamos, tente responder... Isso mesmo, por que se você
está nominando no singular, só pode ser a terceira pessoa do singular, Peter,
no caso, é he, e he no presente sempre leva “s”;
seguindo por nossa regra, to
study termina em consoante+y, portanto substitui-se o y por ies, dessa
forma, o correto é “Peter
studies”. Da mesma forma “Mary
runs” (Mary corre) e não “Mary
run” e “The dog barks”
(o cão late), e não “The dog
bark”. Se, entretanto, você estiver dizendo que “You and Mary study” ou “Peter and Mary study”, basta ver que está falando
de duas pessoas, portanto vocês no primeiro exemplo e eles no segundo, casos em
que o verbo não recebe o final “s”.
Fica ainda uma
dica, se você quiser saber como se conjuga qualquer verbo no inglês, há um
excelente site chamado reverso (http://conjugator.reverso.net/), no qual você
digita qualquer verbo do inglês, em qualquer conjugação, e obtém a conjugação
completa, inclusive dos tempos que ainda não vimos.
E que tal
cantar um pouquinho com os verbos em inglês? Se as legendas estiverem
desativadas, ative-as (em inglês)
Referências:
AZAR, Betty S. Basic
English Grammar. White Plains: Azar Associates, 2006.
FUCHS, Marjorie; BONNER, Margaret; WESTHEIMER, Miriam. Focus on grammar 3. White Plains:
Pearson Education, 2012.
LACIE, Christina. English
for foreign language speakers: The easy way. Haupauge: Barron’s Educational Series, Inc., 2008.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer college dicionary. Springfield:
Merriam-Webster, 2007.
UNIVERSITY
OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar
para estudantes brasileiros de inglês. Oxford:
Oxford University Press, 2011.
GOOGLE. Google
Translate. Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put.
Acesso em 11/11/2013.
GOOGLE.
Youtube. Disponível em http://www.youtube.com. Acesso em 11/11/2013.
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org. Acesso em 11/11/2013.
Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na
Universidade Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.
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