De búque is on de têibol – Substantivos


Próxima aula: Adjetivos

Clique no botão do alto-falante [X] e você vai ser direcionado para o translator, onde você deve clicar novamente no botão do alto-falante e a frase será pronunciada.
Se você tiver comentários, dúvidas, sugestões ou críticas, e-mail-me: guto.riella@gmail.com.


Substantivo (nounX em inglês) é toda a palavra que dá nome a toda pessoa, ser, lugar, coisa, substância, pensamento ou ideia, sejam elas reais ou imaginárias.
Em inglês, tal como em português, há diversas classes de substantivos.
Substantivos comuns (common nounsX) são aqueles que não designam seres da mesma espécie sem especificá-los. Os próprios (proper nounsX), ao contrário, são os que dão nome a seres, pessoas, entidades determinados. São escritos sempre com inicial maiúscula (outras regras para maiúsculas serão vistas em uma aula posterior).
O substantivo concreto (concrete nounX) é aquele que se refere a coisas reais, ou tidas como reais, já o abstrato (abstract nounX) é aquele que se refere a estado, qualidade, sentimento e/ou ação.
Os substantivos coletivos dão nome a um grupo ou unidade, uma coleção de coisas, pessoas, lugares ou animais.
Os gêneros em inglês são masculino e feminino, mas à diferença das línguas latinas (inclusive a nossa), as “coisas” não têm gênero, não é ‘a’ cadeira (the chairX) ou ‘o’ sofá (the sofaX), por exemplo, nesses casos os substantivos são neutros, assim como também o são educationX (educação), windowX (janela) ou conventionX (convenção). O outro tipo de substantivo relativo a gênero em inglês é o indefinido, que serve tanto para feminino quanto masculino; nesses casos temos doctorX (doutor/doutora), parentX (projenintor/a), chefX (chefe/a), teatcherX (professor/a).
Substantivos também são agrupados por número (singular ou plural), à semelhança do português. Mas na língua da Brithnay Spears, nem sempre o plural é dado com um “s” ao final, embora isso seja aplicável à maioria dos substantivos. Por exemplo teatcherX (professor/a), teachersX (professores/as), apple(maçã), apples(maçãs).
Uma regra importante é que, tal qual os verbos, aos substantivos que terminam em s, x, z, sh ou ch, é acrescentado um ‘es’, e não somente um ‘s’. Por exemplo, busX (um ônibus) busesX (vários ônibus); brushX (escova, pincel), brushesX (escovas, pincéis); successX (sucesso) successesX (sucessos); FrenchX (francês), FrenchesX (franceses); quizX (questionário) quizzesX (questionários).
Outra regra importante é que nos substantivos terminados em consoante + y, substitui-se esse por ‘ies’ para dar o plural: ladyX (senhora) ladiesX (senhoras); entretanto, se a palavra é terminada em vogal + y, o plural é dado da forma normal, com o acréscimo do s: boyX (garoto), boysX (garotos).
Há substantivos, entretanto, que são irregulares, e têm um plural que não segue regras, é o caso, por exemplo de manX (homem) e menX (homens) ou womanX (mulher) e womenX (mulheres) ou childX (criança) e childrenX (crianças, mas também filhos), oxX (boi) oxenX (bois). E como fazer com esses? Bom, lamento, mas esses somente a experiência, o hábito vai tornar acessíveis; mas não se preocupe, ele são exceções.
Agora, para ir treinando o inglês, vamos escutar outra musiquinha, desta vez sobre substantivos:


Referências:

FUCHS, Marjorie; BONNER, Margaret; WESTHEIMER, Miriam. Focus on grammar 3. White Plains: Pearson Education, 2012.
LACIE, Christina. English for foreign language speakers: The easy way. Haupauge: Barron’s Educational Series, Inc., 2008.
LARROUSSE do Brasil. Inglês + fácil gramática. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer college dicionary. Springfield: Merriam-Webster, 2007.
UNIVERSITY OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar para estudantes brasileiros de inglês. Oxford: Oxford University Press, 2011.
GOOGLE. Google Translate. Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put. Acesso em 30/10/2013.
GOOGLE. Youtube. Disponível em http://www.youtube.com. Acesso em
UNIVERSITY OF IOWA. fənɛtiks. Disponível em http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/#. Acesso em 30/10/2013.
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org. Acesso em 30/10/2013.

Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na Universidade Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus fez só XX e XY?

Pequeno dicionário prisional

“Vai estudar”, ou o que dizer quando você não tem mais argumentos