De búque is on de têibol – Substantivos
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Substantivo (nounX em inglês) é
toda a palavra que dá nome a toda pessoa, ser, lugar, coisa, substância, pensamento ou ideia, sejam elas reais ou
imaginárias.
Em inglês, tal como em português, há diversas
classes de substantivos.
Substantivos comuns (common
nounsX) são aqueles que não designam seres
da mesma espécie sem especificá-los. Os próprios (proper
nounsX), ao contrário, são os que dão
nome a seres, pessoas, entidades determinados. São escritos sempre com inicial
maiúscula (outras regras para maiúsculas serão vistas em uma aula posterior).
O substantivo concreto (concrete
nounX) é aquele que se refere a
coisas reais, ou tidas como reais, já o abstrato (abstract
nounX) é aquele que se refere a estado,
qualidade, sentimento e/ou ação.
Os substantivos coletivos dão nome a um grupo ou
unidade, uma coleção de coisas, pessoas, lugares ou animais.
Os gêneros em inglês são masculino e feminino,
mas à diferença das línguas latinas (inclusive a nossa), as “coisas” não têm
gênero, não é ‘a’ cadeira (the chairX) ou ‘o’ sofá (the sofaX), por exemplo, nesses casos os substantivos são neutros,
assim como também o são educationX (educação), windowX (janela)
ou conventionX (convenção).
O outro tipo de substantivo relativo a gênero em inglês é o indefinido, que
serve tanto para feminino quanto masculino; nesses casos temos doctorX (doutor/doutora), parentX (projenintor/a), chefX (chefe/a), teatcherX (professor/a).
Substantivos também são agrupados por número
(singular ou plural), à semelhança do português. Mas na língua da Brithnay
Spears, nem sempre o plural é dado com um “s” ao final, embora isso seja aplicável
à maioria dos substantivos. Por exemplo teatcherX (professor/a), teachersX (professores/as), appleX (maçã), applesX (maçãs).
Uma regra importante é que, tal qual os verbos, aos
substantivos que terminam em s, x, z, sh ou ch, é acrescentado um ‘es’, e não
somente um ‘s’. Por exemplo, busX (um ônibus) busesX (vários ônibus); brushX (escova, pincel), brushesX (escovas, pincéis); successX (sucesso) successesX (sucessos); FrenchX (francês), FrenchesX (franceses); quizX (questionário) quizzesX (questionários).
Outra regra importante é que nos substantivos
terminados em consoante + y, substitui-se esse por ‘ies’ para dar o plural:
ladyX (senhora) ladiesX (senhoras); entretanto, se a palavra é terminada em vogal
+ y, o plural é dado da forma normal, com o acréscimo do s: boyX (garoto), boysX (garotos).
Há substantivos, entretanto, que são irregulares,
e têm um plural que não segue regras, é o caso, por exemplo de manX (homem) e menX (homens) ou womanX (mulher) e womenX (mulheres) ou childX (criança) e childrenX (crianças, mas também filhos), oxX (boi) oxenX (bois). E como fazer com esses? Bom, lamento,
mas esses somente a experiência, o hábito vai tornar acessíveis; mas não se
preocupe, ele são exceções.
Agora,
para ir treinando o inglês, vamos escutar outra musiquinha, desta vez sobre
substantivos:
Referências:
FUCHS, Marjorie; BONNER, Margaret; WESTHEIMER, Miriam. Focus on grammar 3. White Plains:
Pearson Education, 2012.
LACIE, Christina. English
for foreign language speakers: The easy way. Haupauge: Barron’s Educational Series, Inc., 2008.
LARROUSSE
do Brasil. Inglês + fácil gramática.
São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer college dicionary. Springfield:
Merriam-Webster, 2007.
UNIVERSITY
OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar
para estudantes brasileiros de inglês. Oxford:
Oxford University Press, 2011.
GOOGLE. Google Translate. Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put. Acesso em 30/10/2013.
GOOGLE.
Youtube. Disponível em http://www.youtube.com. Acesso em
UNIVERSITY
OF IOWA. fənɛtiks. Disponível em http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/#.
Acesso em 30/10/2013.
WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org. Acesso em
30/10/2013.
Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na
Universidade Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.
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