De búque is on de têibol – Perguntas usando to be
Próxima aula: Frases
negativas com o to be e exercícios sobre o que já foi visto.
Clique no botão do alto-falante [X] e você vai ser direcionado para o translator, onde você deve clicar novamente no botão do alto-falante e a frase será pronunciada.
Se você tiver
comentários, dúvidas, sugestões ou críticas, e-mail-me: guto.riella@gmail.com.
Conversas, em
grande parte são feitas por perguntas, questionamentos e estes são, em qualquer
idioma, parte importante da língua. Em inglês não é diferente. Perguntas são
importantes para a compreensão de qualquer conversa, bem como são fundamentais
para que você possa conversar. Compreendeu? Tem certeza? (tá bom, desculpem a
ironia...)
No inglês,
você tem duas formas básicas de fazer questionamentos, através do verb to be e através de verbos
auxiliares, especialmente o to
do. Hoje vamos ver o primeiro caso e, em uma aula futura, os outros.
A formulação
de perguntas simples com o to be
é fácil, basta substituir a ordem do sujeito e do verbo na frase:
Da mesma
forma:
Ela é brasileira.
|
Ela é brasileira?
|
||
Estou atrasado.
|
Estou atrasado?
|
||
Você está na aula.
|
Você está na aula?
|
||
Esse é seu cão.
|
Esse é seu cão?
|
||
Eles são estudantes.
|
Eles são estudantes?
|
||
O homem está caminhando.
|
O homem está caminhando?
|
Vamos
exercitar? Formule as perguntas a partir das respostas (siga o exemplo). Clique
no botão vermelho para obter as respostas:
1. Q: Are your clothes
dry?
.
A: Yes, your clothes are dry. (Sim, suas roupas estão secas)
2. Q:
_______________________________________________
A:
Yes, Mrs. Hyde is a teacher. (Sim, a Senhora Hyde é uma professora.)
3. Q:
_______________________________________________
A:
Yes, carrots are vegetables. (Sim, cenouras são vegetais.)
4. Q:
_______________________________________________
A: Yes, ants are insects. (Sim, formigas são insetos.)
5. Q:
_______________________________________________
A: Yes, Mr. Fuchs is here today. (Sim, o senhor Fuchs está aqui
hoje.)
6. Q:
_______________________________________________
A:
Yes, English grammar is easy. (Sim, a gramática inglesa é fácil.)
Nem sempre,
entretanto, você pode fazer as perguntas sobre ser ou estar de uma forma tão
simples. Talvez, depois de perguntar se Mary está na sala de aula (Is mary in classroom? X),
você queira saber onde fica a sala de aula de Mary, e essa pergunta você não
consegue somente com ser/estar, você precisa do pronome interrogativo “onde”.
Os pronomes
interrogativos, em inglês, são chamados wh-words.
Essas palavras são chamadas assim por que a maioria delas começa com wh e todas incluem essas letras. Abaixo
está uma lista das principais palavras; outras serão ensinadas mais adiante:
wh-word
|
Tradução
|
Exemplo
|
|
What
|
O que, que, qual, quais, a que
|
Qual é a cor do macaco?
|
|
Where
|
Onde
|
Onde está Ronald?
|
|
Which
|
Que, qual
|
Qual é o cachorro?
|
|
Who
|
Quem
|
Quem é você?
|
|
Why
|
Por que, por que razão
|
Por que você está aqui?
|
|
How
|
Como
|
Como você está?
|
Vamos aprender
a formulação de perguntas usando as wh-words
e, para isso, vamos usar a mais conhecida frase do inglês em terras
tupiniquins, à qual dá o nome à nossa série de aulas: “The book is on the table”. Se você quisesse
perguntar se o livro está sobre a mesa, como já aprendemos, você deveria
inverter a posição do verbo e do sujeito: “The book is on the table”
passaria a “Is the
book on the table?”.
Da mesma forma no plural, “The books are on the table” passaria a “Are the books on the table?”. Mas e se você não tivesse
ideia de onde está(ão) o(s) livro(s)? Bom, aí entram as wh-words:
Pergunta
|
Reposta curta +
reposta longa
|
|||
wh-word
+
|
be +
|
subject
|
||
Where
|
is
|
the book?
|
→
|
On the
table. (The book is on the table.)
|
Where
|
are
|
the books?
|
→
|
On the
table. (The books are on the table.)
|
Como vimos no
exemplo acima, para formular questões como o uso das wh-words, você antepõe a wh-word ao conjunto verbo+sujeito.
Da mesma forma com as outras wh-word:
→
→
→
→
→
→
|
É bom saber,
também, que há outros usos para as wh-word,
mas vamos estuda-los em outra aula.
Para finalizar
e descontrair um pouco, nada melhor que uma banda que tem nome de wh-word, tocando uma música que tem nome
de wh-word usando verb to be... Ladies and gentlemen, please welcome The Who
playing “Who Are You?”
Referências:
LIVROS
AZAR, Betty S. Basic
English Grammar. White Plains: Azar Associates, 2006.
FUCHS, Marjorie; BONNER, Margaret; WESTHEIMER, Miriam. Focus on grammar 3. White Plains: Pearson
Education, 2012.
MERRIAM-WEBSTER, Incorporated. Webster’s new explorer college dicionary. Springfield: Merriam-Webster,
2007.
UNIVERSITY
OF OXFORD. Dicionário Oxford escolar para
estudantes brasileiros de inglês. Oxford: Oxford University Press,
2011.
GOOGLE. Google Translate.
Disponível em http://translate.google.com/#pt/en/put.
Acesso em 30/10/2013.
GOOGLE.
Youtube. Disponível em http://www.youtube.com. Acesso em
Aulas com as professoras Lucia Moburg e Rose Buser na Universidade
Estadual de Wisconsin, Campus Oshkosh, 2º semestre 2013.
Comentários
Postar um comentário